Suite Nicolau Nasoni

Suite Nicolau Nasoni

Nicolau Nasoni foi um artista e arquiteto italiano cuja obra foi reconhecida essencialmente em Portugal. Tornou-se numa das mais influentes figuras da arquitetura barroca portuguesa, com o seu estilo original, vigoroso e teatral.

Nasoni mudou-se para o Porto em 1723, onde permaneceu durante toda a sua vida. As suas primeiras obras de que há registo em Portugal, foram as paredes da Catedral do Porto, em 1725, em que introduziu a técnica da pintura em perspetiva ilusionista, a chamada “quadratura” ou arquitetura pintada, típica deste período. Chamado a redecorar e modernizar esta catedral, naquele tempo ainda românica, acrescentou o granito na varanda da fachada norte e a loggia com azulejos.

Em 1731, desenhou a igreja e a espetacular torre em granito, a afamada Torre dos Clérigos, que viria a transformar-se na sua obra mais reconhecida (1732-63) e o mais importante monumento da arquitetura inovadora do Porto durante a primeira metade do século XVIII.

A Torre dos Clérigos e as restantes obras que Nicolau Nasoni levou a cabo no Porto, como a fachada da Igreja da Misericórdia, situada na Rua das Flores, transformaram-na na mais barroca das cidades portuguesas.

© Villa Mouzinho - Apartments & Suites

Copyrights: 4BNL, S.A. | webdesign by: atualdesign.pt

Newsletter

Política de Privacidade